domingo, 2 de julho de 2017

SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA - PADROEIRO FUNDADOR DOS BARNABITAS - 05 DE JULHO






Antônio Maria Zaccaria (em italiano, Antonio Maria Zaccaria) (Cremona 1502 - Cremona 5 de julho 1539) foi um médico e padre católico italiano, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, (Barnabitas) e da Congregação das Freiras Angélicas de São Paulo.






Antônio Maria, nasceu em Cremona, no norte da Itália em 1502 e, ao perder o pai muito cedo teve de sua mãe o grande gesto de amor que consistiu em dedicar-se somente para sua educação, tanto assim que, com apenas 22 anos, já era médico.





Antonieta, viúva e rica, aos 18 anos podia ter escolhido se casar novamente, mas preferiu renunciar a um novo casamento para dedicar-se totalmente à educação de Antônio Maria e de sua meia irmã Valentina nas virtudes cristãs. Possuía uma grande devoção pelo Crucificado e pela Virgem das Dores, devoção que fortemente influenciou Antônio Maria, que em seus escritos se refere sempre ao Cristo, como o Crucificado Vivo.
Dos poucos relatos que existem por parte dos biógrafos, eles descrevem Antonieta como uma mãe zelosa na educação de seu filho, em especial para que vivesse uma religiosidade verdadeira e não apenas aparente, que tinha como pilares a oração e a caridade para com os mais necessitados. Antonieta gostava de ouvir as pregações do pequeno Antônio Maria que as faziam logo que chegava em casa após ter participado da missa, repetindo tudo o que havia ouvido na igreja.






Como médico, Santo Antônio Maria Zaccaria fazia de sua profissão um apostolado, por isso não cuidava só do corpo, mas também da alma dos seus pacientes que eram tratados como irmãos deste médico corajoso, pois viviam em um ambiente impregnado pelo humanismo sem Deus.








Chamado por Cristo, ampliou seu apostolado ao ser ordenado sacerdote e, desta forma, pôde testemunhar Jesus e a unidade da Igreja num tempo em que as ciências de fundo pagão, a decadência das ordens religiosas, do clero, pediam não uma Reforma Protestante, mas sim uma santidade transformadora.






Fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo e, com a ajuda de uma condessa, da Congregação das Angélicas de São Paulo, Antônio viveu, comunicou vida num dos períodos mais difíceis da Igreja de Cristo. 


Restos mortais de Santo Antônio Maria Zaccaria da Igreja dos Barnabitas, em Milão, Itália.

Depois de muito propagar a devoção a Jesus Eucarístico, por ter trabalhado demais, veio com 37 anos “dormir” nos braços de sua mãe terrestre e acordar nos braços de sua Mãe Celeste.





Santo Antônio Maria Zacarias foi um grande devoto da Eucaristia. Neste sentido, ele deixou marcas na Igreja. Foi ele quem instituiu o toque dos sinos das igrejas às três horas da tarde, para lembrar a todos a hora da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele também instituiu o que ficou conhecido como "quarenta horas de adoração ao Santíssimo Sacramento".


Oração a Santo Antônio Maria Zacarias

“Ó Deus, que destes a Santo Antônio Maria Zacarias a graça de conhecer-vos profundamente e de dedicar sua vida ao vosso Reino, dai também anos a caridade, a fé e a perseverança que fizeram dele um exemplo de vida cristã. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém. Santo Antônio Maria Zacarias, rogai por nós.”

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós!






Algumas frases de Santo Antônio Maria Zaccaria:



“Coragem, irmãos! Se até agora houve alguma falta de firmeza em nós, vamos jogá-la fora junto com a negligência e corramos como loucos não só para Deus, mas também para o próximo, pois é o próximo que recebe tudo aquilo que não podemos dar a Deus, porque Ele não precisa de nossos bens.” (10216)






“Se nós quisermos estar com Deus e, ao mesmo tempo, agir, falar, pensar, ler ou resolver problemas, o jeito é elevar, muitas vezes, os olhos de nossa mente a Deus, por pouco ou por muito tempo, tal como faríamos com um nosso amigo.” (10309) 




“Se, porém, as coisas se prolongarem, procure interrompê-las por breves momentos, como por exemplo, pelo espaço de uma Ave Maria ou como lhe agradar e faça a oração que Deus lhe inspirar. E isso, você poderá repetir várias vezes, conforme a demora das coisas.” (10310)













ALGUMAS FONTES:
http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-antonio-maria-zacarias/234/102/#c

http://www.loreto.org.br/escritos-de-santo-antonio-maria-zaccaria-julho2014/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Maria_Zaccaria
http://santo.cancaonova.com/santo/santo-antonio-maria-zaccaria-apaixonado-por-jesus-eucaristico/



Nenhum comentário:

Postar um comentário