sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SÃO JOSÉ CALAZANS - 25 DE AGOSTO -PADROEIRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS




São José de Calasanz, na Basílica de São Pedro



São José Calazans nasceu em Petralta, na Aragônia e era filho de pais nobres e ricos. Profundamente religiosos, cuidaram de dar ao filho uma educação sólida, não descurando o elemento científico. Tiveram a grande satisfação de ver coroados de belo êxito os seus esforços.
O pequeno José, dentre os companheiros de infância, distinguia-se pela extraordinária caridade, e pelo espírito de oração. Todos lhe queriam bem, e grande era a influência moral que exercia sobre os condiscípulos. 




Tinha por ocupação predileta reunir crianças pobres para com elas rezar ou instruí-las na doutrina cristã. Terminado o curso primário, José estudou Filosofia e Direito, em Lérida, onde defendeu tese com grande brilhantismo, sendo-lhe conferido o grau de doutor em Direito.
Contrário aos planos do pai, que desejava ver o filho em elevada posição social, dedicou-se ao estudo da Teologia, na Universidade de Valência.
Para se esquivar às perseguições de uma senhora nobre e influente, transferiu-se para Alcalá, de Henares, onde continuou os estudos. Já naquela ocasião começou a prática de penitenciar o corpo, para treiná-lo na luta contra as paixões.
Em 1579 morreu-lhe numa guerra, o único irmão - Pedro. Quis então o pai que José voltasse para casa, e tomasse estado; desistiu, porém, da sua insistência, vendo que a proposta não era do agrado do filho. Assim José pôde continuar os estudos e formar-se em Teologia. Mais tarde o pai voltou a pleitear as idéias sobre casamento. José caiu gravemente doente. O restabelecimento do jovem, um verdadeiro milagre, foi por todos atribuído à cedência do pai na questão referida. 





Uma vez conseguida a aquiescência paterna, José ordenou-se em 1585.
Seu desejo era viver na solidão; sem dúvida o teria realizado, se um amigo, o Bispo de Lérida, João Gaspar de Figueira não o tivesse convencido da obrigação de dedicar o seu talento aos trabalhos na vinha do Senhor. “Tua vocação - escreveu-lhe esse Bispo - é a de lutar. É teu dever entregar-te à luta pela salvação de tua alma e de outros, e não podes, para tua tranqüilidade, deixar a Igreja no meio do combate”.





Estas palavras profundamente impressionaram o jovem sacerdote, que imediatamente abandonou a casa paterna, e se pôs às ordens do Prelado.
Nova Castela, Aragão e Catalunha foram-lhe durante oito anos, o campo de trabalhos apostólicos. Com resultado extraordinário, trabalhou pela pacificação das famílias e pela reforma dos costumes. Uma voz interna, porém, como em visão singularíssima, chamava-o insistentemente a Roma, para onde de fato se dirigiu, em 1592.
Na capital da Cristandade se dedicou ao ensino da infância. O tempo que sobrava, pertencia à oração, à visita aos doentes e a outras obras de caridade. Quando irrompeu a peste, ele e São Camilo se sacrificaram no serviço dos doentes e no sepultamento dos mortos. Todas as noites visitava as sete igrejas principais da cidade.
Para dar à sua vida uma orientação mais positiva, fez-se inscrever na irmandade da doutrina cristã. Vendo, porém, que sozinho não lhe era possível realizar os planos de sã reforma do sistema escolar vigente, associou-se com alguns homens piedosos e, em Setembro de 1597, abriu as primeiras escolas gratuitas. 




Aos alunos pobres a diretoria fornecia gratuitamente os necessários objetos escolares e roupa. Essas escolas popularizaram-se de tal maneira, que Felipe III, da Espanha, desejou a volta de José para sua terra, e ofereceu-lhe um Bispado. O humilde servo de Deus, porém, preferiu ficar na Itália.
Para dar à obra a garantia de subsistência segura, concebeu o plano de fundar uma Congregação. Os trabalhos do santo homem eram visivelmente abençoados por Deus. A matrícula dos alunos de José Calazans e dos companheiros atingiu em pouco tempo o número de setecentos. Tão brilhantes resultados e principalmente o bom espírito que reinava entre os estudantes, chamaram a atenção do Santo Padre, que nomeou dois Cardeais para examinarem a obra das assim chamadas Escolas Pias. A impressão que estes levaram, foi a mais grata possível, e o Cardeal Antoniani doou uma grande fortuna às escolas de José Calazans.
Em 1617, o Papa Paulo V reuniu as Escolas Pias, dando-lhes a feição de uma Congregação, cujos, membros viveriam em comunidade, sob a observância de uma regra e dos três votos - pobreza, castidade e obediência.
Clemente IX em 1699, concedeu aos religiosos das Escolas Pias novos privilégios, e deu aos votos por eles emitidos o caráter de votos solenes. A Ordem propagou-se na Itália, na Espanha, na Áustria e Polônia, tomando grande incremento nesses países.
José Calazans viveu unicamente para sua obra, dedicando-se de uma maneira heróica ao ensino de moços pobres. Os sacrifícios, as penitências mereceram-lhe distinções extraordinárias de Deus. 





Diversas vezes lhe apareceu a Santíssima Virgem, cujo culto lhe era peculiar desde a infância, e cuja devoção não se cansava de recomendar à mocidade.





Deus deu-lhe também o dom de ler nas consciências dos outros, de conhecer coisas futuras e distantes. Não eram raros os casos de praticar milagres em presença dos alunos. 




Domenico Corvi, O Milagre de São José Calasanz ressuscitar uma criança em uma igreja em Frascati, ca 1775. Óleo sobre tela; 18 1/2 x 69 1/4 in. O Ella Gallup Sumner e Mary Catlin Fundo Coleção Sumner, 1.981,24.


Francisco de Goya y Lucientes 010.jpg

A última comunhão de São José Calasanz , por Goya (1819)

No dia 22, sentindo-se próximo do fim, recebeu o viático e passados três dias entregou sua alma ao Criador. Multidões acorriam a vê-lo pela última vez e milagres se operavam em quantidade. A vox populi já o exaltava, antecipando o que a Igreja declararia 100 anos depois, ao concluir um processo com documentos e provas indubitáveis: José de Calasanz praticou as virtudes em grau heróico.


O dia da sua própria morte Deus lho predisse. José Calazans morreu no dia 25 de Agosto de 1648, na idade de 92 anos. Cem anos depois lhe foram encontrados intactos o coração e a língua. Tendo sido numerosos os milagres, com que Deus glorificou o túmulo de seu servo, Clemente XIII, em 1767, inseriu o nome de José Calazans no registro dos Santos da Igreja.






Oração :
 Deus, nosso Pai, 
São José Calasanz dedicou a sua vida 
em favor das crianças carentes e maginalizadas de seu tempo. 
Ainda hoje esta chaga continua sangrando
 não somente em nossas grandes metrópoles,
 mas também nos campos e nos lugares mais afastados.
 Vítimas da fome, a miséria, a violência dos adultos,
 das contradições humanas, 
milhões e milhões de crianças, 
espezinhadas em seus mais fundamentais direitos, 
perdem-se nessa travessia de vida sem nunca chegar. 
São tragadas por este mundo que de nós,
 adultos inconseqüentes, herdaram. 
Elas clamam pelo pão que mata a fome, 
o pão a educação, do amor, da ternura e do afeto, da participação, de uma vida digna e humana, o pão da justiça e da verdade.








FONTES:
https://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Calasanz
http://www.santoprotetor.com/sao-jose-calasanz/
http://www.arautos.org/especial/62172/Sao-Jose-de-Calasanz---ldquo-Qui-seminant-in-lacrimis----rdquo-.html
http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=B95585FF-97B3-3808-6E27C233B9D9597F&mes=Agosto1999


Nenhum comentário:

Postar um comentário