sábado, 20 de dezembro de 2014

SÃO PEDRO CANÍSIO, DOUTOR DA IGREJA - PADROEIRO DA IMPRENSA CATÓLICA E DA ALEMANHA - 21 DE DEZEMBRO






Pedro Canísio, S.J., (em neerlandês: Pieter Kanis; Nimega, 8 de maio de 1521 - Friburgo, 21 de dezembro de 1597) foi um importante sacerdote jesuíta que lutou contra a disseminação do protestantismo na Alemanha, Áustria, Boêmia, Morávia (República Tcheca) e Suíça.

 A restauração da Igreja Católica na Alemanha depois da Reforma Protestante é atribuída ao trabalho da Companhia de Jesus, que ele liderava.


São Pedro Canísio nasceu em Nimega, atual Holanda, mas então parte da Alemanha naquele tempo. Isto no ano de 1521. Canísio é a latinização de Kanijs.

 Seu pai foi prefeito de Nimega e encaminhou seu filho para estudar Direito.

Cursou estudos em Colônia e Lovaina para formar-se como advogado sem, no entanto, descuidar de sua espiritualidade (tendo em vista suas frequentes visitas ao Mosteiro dos Cartuxos). 






Descobrindo o seu chamado com o auxílio de um padre jesuíta, Pedro Canísio tornou-se o primeiro jesuíta alemão, tendo entrado na Companhia de Jesus em 1543. 

Recebeu a ordenação sacerdotal três anos mais tarde.








 Nesse mesmo ano publicou as obras de S. Cirilo de Alexandria, sendo o primeiro livro mandado imprimir por um jesuíta. Foi teólogo do Concílio de Trento e um grande pregador e professor. 

Exerceu a sua docência sobretudo em Inglostad, Viena, Augsburgo, Innsbruk e Munique. 

Organizou a sua Ordem na Alemanha, fazendo dela o instrumento valioso para a reforma católica contra o protestantismo. 

Foi um dos iniciadores da imprensa católica.

Profundo devoto da Santíssima Virgem, Pedro Canísio foi conselheiro de Príncipes, Núncios e Papas. 


Pedro Canísio também exerceu forte influência sobre Fernando I, o imperador do Sacro Império Romano-Germânico, incessantemente lembrando-o do perigo iminente para sua alma caso ele concedesse mais direitos aos protestantes em troca de apoio militar.









 Quando percebeu que o filho e herdeiro de Fernando, Maximiliano, poderia se declarar abertamente protestante, convenceu o imperador a ameaçá-lo de deserdação caso abandonasse a fé católica.

Canísio foi um educador e pregador influente, especialmente por seu "Catecismo Alemão", um livro que definia os princípios básicos do catolicismo no alemão e que encontrou muitos leitores nos países onde é falado. 

Foi-lhe oferecido o posto de bispo de Viena, porém Canísio recusou-o para que pudesse continuar com suas viagens e pregações. 

No entanto, foi administrador apostólico da Diocese de Viena de 1554 a 1555 até que um bispo pudesse assumir. Mudou-se depois para a Alemanha e lá tornou-se um dos principais teólogos católicos durante o Colóquio de Worms em 1557, servindo depois como principal pregador da Catedral de Augsburgo de 1559 a 1568, onde diz-se que confessava sua fé católica de forma contundente pelo menos três ou quatro vezes por semana. 

Dizia-se que sua pregação era tão convincente que atraiu centenas de protestantes de volta para a velha fé.





Das 36 obras que compôs, as mais célebres são os seus três Catecismos (1555-1556 e 1558), largamente difundidos por toda a cristandade até o século XIX.

 O denominado “Catecismo Mayor”, em 221 perguntas e respostas, alcançou pelo menos 130 edições. 

O Papa Leão XIII chamou-lhe mesmo o “segundo Apóstolo da Alemanha, depois de S. Bonifácio”.






Em 1591, aos setenta anos, Canísio sofreu um derrame que o deixou parcialmente paralisado, o que não o impediu de continuar a pregar e a escrever, com a ajuda de um secretário, até o dia de sua morte . 

Ele foi enterrado primeiro na Igreja de São Nicolau, mas seus restos foram depois transferidos para a igreja do colégio jesuíta que ele mesmo havia fundado e onde havia passado o último ano de sua vida. 
Ali foi enterrado em frente ao altar principal e o quarto que ele ocupou nos meses finais foi transformado numa capela aberta hoje à veneração dos fieis.

Faleceu em Friburgo, na Suíça, a 21 de dezembro de 1597. 

O Papa Pio XI canonizou-o a 21 de maio de 1925, declarando-o ao mesmo tempo Doutor da Igreja.

São Pedro Canísio, rogai por nós!



Algumas relíquias de São Pedro Canísio




Mariologia

Canísio ensinava que, apesar de existirem muitos caminhos que conduzem a Jesus Cristo, a veneração da Virgem Maria é o melhor, como atestam seus sermões e cartas. Ele explica a Ave Maria como a base para a piedade católica mariana.









A Canísio se credita ainda a adição à Ave Maria da sentença final "Santa Maria, Mãe de Deus, orai por nós pecadores.", que apareceu pela primeira vez em seu catecismo de 1555.9 Onze anos depois, a sentença foi incluída no "Catecismo do Concílio de Trento" de 1566, tornando a oficial.

Teologicamente, Canísio defendeu a mariologia em seu livro de 1577, De Maria Virgine Incomparabili et Dei Genitrice Sacrosancta Libri Quinque. Da perspectiva atual, Canísio claramente se equivocou em algumas de suas fontes, mas, devido à sua análise factual de suas fontes originais, a obra representa um dos melhores avanços teológicos do século XVI.





Busto de São Pedro Canísio no Hall da Fama em Monique.





 

Oração
Senhor, que dotastes o presbítero São Pedro Canísio 
de admirável virtude e ciência para defender a fé católica,
 por sua intercessão, dai àqueles que buscam a verdade
 a alegria de Vos encontrarem
 e àqueles que em Vós crêem a perseverança na fé. 
Por Nosso Senhor.
AMÉM


 
Dos Escritos de São Pedro Canísio, presbítero
(Ed. O. Braunsberger, Petri Canisii Epistulae et Acta, I,
Friburgi Brisgoviae 1896, pp. 53-55) (Sec. XVI)

São Pedro Canísio, chamado com razão o segundo apóstolo da Alemanha, antes de partir para o seu destino e depois de ter recebido a bênção do Papa, teve uma profunda experiência espiritual, que ele mesmo descreve com estas palavras:
«Foi do vosso agrado, ó Pontífice eterno, que encomendasse o efeito e confirmação daquela bênção apostólica aos vossos Apóstolos que são visitados no Vaticano e que tantas maravilhas operam sob a vossa protecção. Ali senti uma grande consolação e a presença da vossa graça que me vinha por meio de tais intercessores. Eles abençoavam e confirmavam a minha missão na Alemanha e pareciam prometer-me o seu favor como a apóstolo da Alemanha. Sabeis, Senhor, como e quantas vezes – naquele mesmo dia – me confiastes a Alemanha, que devia ser a minha preocupação constante e pela qual eu desejava viver e morrer.
Finalmente, como se me abrisse o Coração do vosso Corpo santíssimo, que me parecia ver diante de mim, mandastes-me beber daquela fonte, convidando-me a saciar a minha sede, ó meu Salvador, nas águas vivas da salvação que brotam das vossas fontes. O que eu mais desejava é que daí se derramassem sobre mim torrentes de fé, esperança e caridade. Tinha sede de pobreza, castidade e obediência, e pedia-Vos que fosse por Vós totalmente purificado, vestido e adornado. Por isso, depois de me ter atrevido a aproximar-me do vosso dulcíssimo Coração, acalmando nele a minha sede, Vós me prometíeis um vestido de três peças para cobrir a nudez da minha alma e realizar com êxito a minha missão: a paz, o amor e a perseverança. Revestido deste ornamento salutar, eu confiava que nada me faltaria, mas que tudo se realizaria para vossa glória».














ALGUMAS FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Can%C3%ADsio
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-canisio-primeiro-jesuita-alemao/




Nenhum comentário:

Postar um comentário