domingo, 30 de novembro de 2014

SANTO ELÓI (OU ELÍGIO), BISPO - PADROEIRO DOS METALÚRGICOS, MECÂNICOS, ENGENHEIROS ELÉTRICOS, JOALHEIROS - 01 DE DEZEMBRO












SANTO ELÓI, BISPO E CONFESSOR
(+França, 659)


Elói foi bispo, escultor, modelador, marceneiro e ourives, um artista e religioso completo.

Havia nascido na cidade de Chaptelat, perto de Limoges, em 588, na França. Seus pais, eram modestos camponeses cristãos de origem franco-italiana com princípios rígidos de honestidade e lealdade, transmitindo-os com eficiência ao filho.

 Com muito sacrifício, fizeram com que ele estudasse, pois a herança que podiam lhe dar seria uma profissão.

Ainda jovem Elói ingressou na escola de ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa da época e ainda respeitada. 










Ao se tornar mestre da profissão, já possuía fama pela sua competência, integridade e honestidade. Tinha alma de monge e de artista, fugia dos gastos com jogos e diversões. Tudo que possuía usava com os pobres. Levava uma vida austera e de oração meditativa, ganhando o apelido de "o Monge".

Nesta época, quando o rei Clotário II, desejoso de possuir um trono de ouro, reuniu grande quantidade desse metal e começou a procurar algum ouvires que lhe executasse o serviço. 

Mas todos os ouvires que encontrou, sendo desonestos, lhe diziam que o ouro acumulado não era suficiente. 








Afi­nal apareceu Elói, mestre afama­do de ourivesaria como era, e declarou que aquele ouro era suficiente para a confecção do trono.

O contrato ce­lebrado, Elói recebeu o ouro e se pôs a trabalhar. Sendo honestís­simo, aproveitou bem o ouro re­cebido e conseguiu com ele fazer não somente um, mas dois tronos e os entregou ao rei. 

















Admirado com a honestidade do artista, Clotário o nomeou guardião e administrador do tesouro real.

Elói realizou muitas obras de arte importantes, como o túmulo de são Martinho de Tours, o de são Dionísio em Paris, o cálice de Cheles e outros trabalhos artísticos de caráter religioso. O dinheiro que recebia pelos trabalhos realizados na Corte, usava-o para resgatar prisioneiros de guerra, fundar e reconstruir  igrejas, mosteiros masculinos e femininos, e para contribuir com o bem estar espiritual e material dos mais necessitados.









Quadro sobre a vida de Santo Elói








Em 639, o rei Dagoberto II morreu. Elói, então, ingressou para a vida religiosa. 

Dois anos após a morte do rei, era consagrado bispo de Noyon, na região de Flandres. 






Consagração episcopal de Santo Elói






Foi uma vida totalmente voltada para a campanha da evangelização e reevangelização, no norte da França, Holanda e Alemanha, onde se tornou um dos principais protagonistas e se revelou um grande e zeloso pastor a serviço da Igreja de Cristo.

Os últimos dezenove anos de sua vida, Elói evitou o luxo e viveu na pobreza e na piedade. Foi um incansável exemplo de humildade, caridade e mortificação. A região de sua diocese estava envolvida ao paganismo e à idolatria. Com as pregações de Elói e suas visitas as paróquias, o povo foi se convertendo até que, um dia, todo o povo estava batizado.

A morte chegou no dia 1º de dezembro de 659, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. 






Morte de Santo Elói






O histórico de sua vida e santidade se espalhou rapidamente por toda a França, Itália, Holanda e Alemanha, graças ao seu amigo bispo Aldoeno que escreveu sua biografia.













A festa de santo Elói, padroeiro dos joalheiros e ourives, ocorre na data de sua morte. Entretanto ele é celebrado também como padroeiro dos cuteleiros, ferreiros, ferramenteiros, celeiros, comerciantes de cavalos, carreteiros, cocheiros, garagistas e metalúrgicos.









Oração: 

Senhor,
 por intercessão de Santo Elói, 
concedei-me ser atencioso e justo para com os mais humildes. 
Dai-me disponibilidade e empenho para que eu possa proporcionar, 
com os talentos que me destes, uma vida mais digna aos que me rodeiam. 
Amém.




Ó Deus,
que ordenastes ao homem conseguir o pão com o suor do rosto,
concedei-nos, pela intercessão de Santo Elói, 
que nunca nos falte o trabalho para o sustento do corpo e vossa proteção em nossa lida.
Isso vos pedimos por Cristo Nosso Senhor.
Amém





Lenda de Santo Elói



Há também uma lenda sobre como Santo Elói resolveu o problema de um cavalo relutante. Ele pensou que o cavalo estava possuído por demônios, por não permiti-lo colocar a ferradura na pata direita, então ele cortou a pata dianteira do cavalo e, enquanto o cavalo, e acalmando, ficou nas restantes três pernas e viu, ele re-calçando o casco sobre a perna amputada, ele milagrosamente colou a perna para o cavalo . A lenda é retratado em Bofete Igreja Yorkshire, Inglaterra, e também em uma pintura do século 14, no Petit Palais, em Avignon, França. A pintura tinha sido confiscado de um colecionador austríaco pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, e foi restituído aos herdeiros dos proprietários originais março 2013 pelo Ministério da Cultura francês.  Está agora em mãos privadas nos EUA





Patrocínio de Santo Elói:
carroceiros ; relógio / relógio decisores; coleccionadores ; 
artesãos de todos os tipos; 
ourives; fabricantes de seleiro; cavalos; joalheiros ; 
jóqueis ; trabalhadores; serralheria; metalúrgicos em geral; mineiros ; 
 Engenheiros Elétricos e Mecânicos ; seleiros ; 
fabricantes de ferramentas; veterinários



















FONTES:












Nenhum comentário:

Postar um comentário