segunda-feira, 3 de novembro de 2014

SANTA ISABEL E SÃO ZACARIAS - PAIS DE SÃO JOÃO BATISTA - 05 DE NOVEMBRO











"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel."
Lucas 1,5






De acordo com o texto do Evangelho de São Lucas, Zacarias e Isabel eram pessoas consideradas justas diante de Deus, "vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor". Porém, não tinham filhos porque Isabel era estéril.

Quando o casal já se encontrava em idade avançada, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias quando este se encontrava no templo oferecendo incenso, tendo anunciado que Isabel iria ter um filho que se chamaria João.





"E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João."
Lucas 1,10-13








Isabel então concebeu, tendo então se ocultado das vistas das pessoas pelo lapso de cinco meses.

No sexto mês de gestação de Isabel, sua prima Maria também recebeu uma promessa através do anjo Gabriel e concebeu do Espírito Santo e, quando esperava Jesus em seu ventre, foi visitá-la nas montanhas de Judá.

Segundo Lucas, no momento em que Maria entrou na casa de Zacarias, ao saudar sua prima, João Batista teria pulado em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo.









"E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.
E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.
E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?"
Lucas 1,41-43









Quando a criança nasceu e foi circuncidada ao oitavo dia, segundo a tradição judaica, as pessoas desejavam que o menino recebesse o nome do pai. Isabel responde que o nome do filho seria João. Zacarias então confirma as palavras de Isabel escrevendo o seu nome em uma tábua, conforme o anjo havía lhe determinado.





"E perguntaram por acenos ao pai como queria que lhe chamassem.
E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam."
Lucas 1,62-63










A partir de então, a Bíblia nada mais fala a respeito da vida de Zacarias e de Isabel, tendo Lucas limitado a dizer que o João Batista "crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel" (Lc 1:80).

Contudo, a tradição do catolicismo diz que Zacarias e Isabel teriam acompanhado a educação do filho, mudando-se para o deserto e fazendo da criança um nazireu, vindo Isabel a falecer em 22 d.C. e teria sido sepultada em Hebrom, quando João teria entre 28 a 29 anos de idade.


O Cântico de Zacarias chamado hoje de "Benedictus" é diariamente rezado pelos relogiosos e padres cristãos católicos na oração da manhã e faz parte do breviário católico romano ou Liturgia das Horas, a oração comunitária oficial da Igreja depois da Missa .

"Bendito o Senhor Deus de Israel
Ele veio para salvar o seu povo
Ele nos elevará ao poderoso Senhor
Nascido da casa de seu servo David
Através de Seus poderosos profetas Ele prometeu
Que nos salvará de nossos inimigos
Das mãos daqueles que nos odeiam
Ele prometeu misericórdia ao nosso pais e
Lembrar do Sua sagrado convenção
Este foi o juramento que Ele jurou ao nosso pai Abraão 
Nos livrar das mãos dos nossos inimigos
Nos livrar para adora-Lo sem medo
Integro e santamente a sua vista
Todos os dias de nossa vida
Você meu filho será chamado o profeta do Mais Elevado
Porque você irá preparar a chegado do Senhor
E preparar seu caminho
Para dar ao Seu povo o conhecimento da salvação e
O perdão de seus pecados
Na terna compaixão de nosso Deus 
A alvorada das alturas cairá sobre nós
Para iluminar aqueles que estão nas trevas e nas
Sombras da morte, e guiar nossos passos
Para o caminho da paz ".

A tradição, apoiada por São Basílio e São Cyrilo da Alexandria, assegura que Zacarias morreu como um mártir, morto pelos romanos no templo "entre o pórtico e o altar" a mando de Herodes, porque ele recusou a revelar onde se encontrava seu filho João. Entretanto, cumpre observar que os arquivos da Martirologia Romana não noticiam este incidente.








São Zacarias, Nossa Senhora com o Menino Jesus, Santa Isabel e São João Batista.






Na arte litúrgica da Igreja Isabel é mostrada como uma senhora já idosa, segurando o filho João, o Batista ; ou grávida saudando a Virgem.









Zacarias geralmente mostrado como um velho padre com uma vela e as vezes no nascimento de João ou ainda segurando uma vela iluminada.










SÃO ZACARIAS

Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou", em árabe: زكريا - Zakariya) foi, segundo a Bíblia, um sacerdote do Templo de Jerusalém, pai de João Baptista e esposo de Isabel. É um profeta Bíblico. Entretanto, é considerado pelos muçulmanos como um dos profetas no Alcorão, onde é mencionado como o protetor de Maria, mãe de Jesus (ou Isa, como é conhecido no islamismo).

Depois do nascimento de São João Batista, a Bíblia nada mais fala a respeito da vida de Zacarias e de Isabel, tendo Lucas limitado a dizer que o João Batista crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.

Contudo, a tradição do catolicismo diz que Zacarias e Isabel teriam acompanhado a educação do filho, fazendo da criança um nazireu, vindo a falecer em 12 d.C., quando João teria entre 18 a 19 anos de idade.

No Proto-Evangelho de Tiago, Zacarias é morto logo que Cristo nasce, na passagem dos Santos Inocentes Mártires . Como o exército de Herodes também queria matar a João Batista, que estava escondido numa caverna nas montanhas com sua mãe Isabel, os soldados o interrogaram sobre o paradeiro da criança. Ao dizer que não sabia, foi morto (Cap. XXIII).

Acredita-se que ele foi sepultado na Grande Mesquita de Alepo, Alepo na Síria.




Túmulo de Zacarias, segundo os mulçumanos, em Alepo, na Síria.






OUTRAS TRADIÇÕES SOBRE SÃO ZACARIAS



Orígenes sugeriu que o Zacarias mencionado em Mateus 23:35 como tendo sido morto entre o templo eo altar pode ser o pai de João Batista.  

A ortodoxa tradição cristã conta que, no momento do massacre dos inocentes , quando Rei Herodes ordenou a matança de todos os homens com menos de dois anos de idade, na tentativa de impedir que o Messias prometido de vir a Israel, Zacarias se recusou a divulgar o paradeiro de seu filho (que estava na clandestinidade), e ele foi, portanto, assassinado pelos soldados de Herodes .

 Isso também é registrada no Evangelho da Infância de Tiago , um apócrifo trabalho a partir do século segundo. Pois de acordo com o Evangelho de Lucas, Maria era um primo de Elisabeth, Zacarias poderia ter vivido na mesma área onde a família de Mary originou. No entanto, alguns estudiosos modernos consideram esta relação como duvidosa. 

Ele também é venerado como um profeta no calendário dos Santos da Igreja Luterana em 5 de setembro. 

A Igreja Ortodoxa também celebra o dia de festa de Zacarias em 5 de setembro , junto com Elisabeth , que é considerado uma matriarca.

 Zacarias e Isabel são invocados em várias orações durante o Mistério da Coroação dos critãos ortodoxos (Sacramento do Matrimônio), como o padre abençoa o casal recém-casado, dizendo "Tu que fizeste ... aceitar Zacarias e Isabel, e te fazer sua prole o Batista . .. "e" ... os abençoe, ó Senhor, nosso Deus, como Tu Zacarias e Isabel ... ". No calendário grego ortodoxo, Zacarias e Isabel, também são comemorados em 24 de junho.

Armênios acreditam que o Mosteiro Gandzasar em Nagorno Karabakh , no Azerbaijão contém relíquias de Zacarias. No entanto, suas relíquias também foram mantidos na Grande Igreja de Constantinopla , onde eles foram trazidos pela praefectus urbi Ursus em 4 de Setembro, 415. 

Em 2003, uma inscrição do século quarta-on Yad Avshalom , um monumento primeiro século em Jerusalém, foi decifrado como: "Este é o túmulo de Zacarias, o mártir, o santo padre, o pai de João." Isto sugere a alguns estudiosos que é o lugar do enterro de Zacarias, pai de João Batista. Professor Gideon Foerster na Universidade Hebraica afirma que a inscrição coincide com um texto cristão do século sexta-afirmando que Zacarias foi sepultado com Simon, o Velho, e Tiago, irmão de Jesus , e acredita que ambos são autênticos. 


O chamado " Yad Avshalom " (túmulo de Avshalom) no Vale do Cedron ; uma inscrição sugere que é o túmulo de Zacarias





SANTA ISABEL E SÃO ZACARIAS NO ISLAMISMO

Zakariya (em árabe: زكريا), ou Zacarias, é um dos profetas mecionados no Alcorão. Era pai de João Baptista, e também é mencionado no Alcorão como o protetor de Maria, mãe de Isa.

Isabel, a esposa de Zacarias, mãe de João Batista e prima de Maria, é uma mulher honrada no Islã. Apesar de Zacarias ser freqüentemente mencionado pelo nome no Alcorão, Isabel, embora não mencionada pelo nome, é referenciada. A tradição islâmica, como no Cristianismo, lhe dá o nome. Ela é reverenciada pelos muçulmanos como uma pessoa sábia e piedosa e acreditando que, como sua prima Maria, foi exaltada por Deus a uma alta posição. Ela vivia na casa de Amram, e é dito ter sido uma descendente da profeta e sacerdote Aarão.

Zacarias e sua esposa eram ambos devotos e firmes em seus deveres. Eles foram, no entanto, ambos muito velhos e não tinham filho. Portanto, Zacarias freqüentemente orava a Deus por um filho. Este não era apenas um de ter um filho mas também porque o grande Rasul queria alguém para realizar os serviços do templo de oração e de continuar a pregação da mensagem do Senhor após sua morte.

Deus curou a esterilidade de Isabel e Zacarias concedeu um filho, Yahya (João Batista), que se tornou um profeta. Assim, Deus concedeu o desejo do casal por causa de sua fé, confiança e amor por Deus. No Alcorão, Deus fala de Zacarias, sua esposa e João e os descreve como sendo os três humildes servos do Senhor:

Então Ouvimos-lhe: Nós e concedeu-lhe João: Nós curamos sua mulher (de esterilidade) para ele. Esses (três) foram sempre rápidas na emulação de boas obras, pois eles costumavam chamar para nós com amor e reverência, e se humilham diante de nós. Um-Qur ', capítulo 21 (Profetas), versículo 902













São Zacarias e São João Batista








ORAÇÃO:
Ó Deus, dai-nos a exemplo de São Zacarias e de Santa Isabel, pais de São João, o Batista, cumprir com os vossos mandamentos perseverando na fé, na esperança e na caridade, e pela intercessão de ambos livrai-os de todos os males da alma e do corpo. Assim seja.

Santa Isabel, orai por nós!
São Zacarias, orai por nós!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário