sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI - 22 DE DEZEMBRO






Santa Francisca Xavier Cabrini (Sant'Angelo Lodigiano, 15 de julho de 1850 - Itália, 22 de dezembro de 1917), conhecida como Madre Cabrini ou "Mother Frances Xavier Cabrini" (para os de língua inglesa), foi a primeira cidadã estadounidense a ser canonizada.



Nasceu em Sant'Angelo Lodigiano, na Lombardia (Itália), sendo a caçula dos treze filhos de Agostino Cabrini e Stella Oldini. Nascida prematuramente, sua saúde foi sempre delicada.

 Tomou votos religiosos em 1877, convertendo-se na Madre Superiora do orfanato Casa da Providência em Cadogno, onde também era professora.

 
Em 1880 o orfanato foi fechado e ela se converteu em um dos sete membros fundadores do Instituto dss Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus.







Apesar de seu sonho ser trabalhar como missionária na China, o papa Leão XIII lhe enviou a Nova Iorque em 31 de março de 1889. Ali teve permissão do arceobispo Michael Corrigan para fundar um orfanato, a primeira das 67 instituções que fundou em Nova Iorque, Chicago, Seattle, Nova Orleans, Denver, Los Angeles, e outros países da América do Sul e Europa.
Naturalizou-se cidadã estadounidense em 1909.






Faleceu de malária no Hospital Columbus de Chicago. Seus restos se encontram enterrados na Escola Madre Cabrini, em Manhattan, Nova Iorque.

 
Foi beatificada em 13 de novembro de 1938 e canonizada em 7 de julho de 1946 pelo papa Pio XII.





Santa Francisca Xavier Cabrini é a santa patrona dos imigrantes. O milagre que fundamentou sua beatificação foi a restauração da visão à uma criança que havia sido cegada por um excesso de nitrato de prata nos olhos.

O milagre de sua canonização foi a cura de uma freira, doente terminal.

 
Primeira Igreja a ser Fundada no Brasil para Santa Madre Cabrini localiza-se em São Carlos-SP


CORPO DE SANTA FRNCISCA XAVIER

2 comentários:

  1. Modelo de Mulher. Maravilhosos seus exemplos. Sou sua devota e acredito que por intermedio de nosso Pai filho e Espirito Santo e de Maria esta sempre nos intercedendo. Obrigada por ter sido este exemplo de Mulher...

    ResponderExcluir
  2. Creio que é santa que intercedeu por minha vocação. Se hoje estou aqui, acredito que foi ela quem intercedeu por mim. Peço-te ajude-me nessa hora difícil. Peça a Deus por mim, mais uma vez. Santa Francisca Xavier Cabrini, rogai por mim!

    ResponderExcluir