sábado, 18 de dezembro de 2010

SANTA NINA OU CRISTIANA - PADROEIRA E APÓSTOLA DA GEÓRGIA









A vida de Santa Cristiana é um grande testemunho de que nada é coincidência, mas tudo é providência. 

Ela é também conhecida como Ninon ou Ninny ( 280 - 338 ou 340), isoapóstola (igual aos apóstolos). Foi uma mulher que pregou e introduziu o cristianismo na Georgia . Nascida na aldeia de Colastres na Capadócia . É considerada uma sobrinha de São Jorge.

Tornou-se um dos santos mais venerados pela Igreja Ortodoxa Apostólica georgiana e seu símbolo é uma cruz de videira de uva, é um símbolo do cristianismo georgiano.
 

Cristiana, cujo nome primitivo era Nuné, por ocasião da invasão de povos bárbaros no Império Romano, caiu nas mãos dos inimigos e por eles foi vendida como escrava.

Embora estando num meio pagão, ela se abriu corajosamente a vontade de Deus e, com humildade, oração e caridade passou a chamar a atenção de todos para o cristianismo, transformando de tal maneira suas vida que, de Nuné, ficou conhecida por Cristiana (cristã em latim).

O testemunho dessa santa se espalhou de maneira surpreendente, quando rezou para uma criança que, através de sua intercessão alcançou um milagre.

Santa Cristiana, que passou na história como a mãe da Igreja na Geórgia, serviu nas mãos de Deus como aquela que preparou o caminho para Jesus, que veio para o povo.

Da mesma forma o Senhor nos quer, principalmente neste Advento, conduzindo a todos, com o nosso testemunho, para Jesus que vem pela segunda vez.



VIDA DE SANTA CRISTINA OU SANTA NINA













Era o tempo do imperador Constantino e ela havia nascido na Capadócia, atual Turquia, e fora aprisionada por ocasião da invasão dos bárbaros aos confins orientais do Império Romano.

Nina era uma escrava que demonstrava toda sua fé em Cristo, na alegria com que enfrentava as dificuldades e os sofrimentos.

 

Esse fato chamou a atenção dos pagãos com quem convivia. Assim, teve a oportunidade de ensinar a palavra de Cristo a todos os que a cercavam. Tornou-se tão conhecida que passaram a chamá-la de "Cristiana", a serva cristã.


A antiga tradição russa narra que, certa vez, uma senhora procurou-a, pedindo que solicitasse a intervenção de Deus para que seu filho, gravemente enfermo, não morresse.

 Nina se ajoelhou aos pés da cama onde estava a criança e rezou com tanto fervor que o menino abriu os olhos, sorriu e levantou-se na frente de todos.

Foi o bastante para que toda a região mostrasse interesse pela religião da serva de Cristo. Quanto mais prodígios ela promovia, mais catequizava e convertia os pagãos.

CONVERSÃO DA RAINHA

Até que, um dia, a rainha desse povo, chamada Nana, adoeceu gravemente e nenhum remédio conseguia fazê-la melhorar. Tentaram de tudo. Nada parecia possível.

Então, alguém se lembrou dos chamados "poderes" da serva cristã.

Como último recurso, foram sugeridos à rainha, que mandou chamá-la.

Assim, essa humilde escrava foi ao palácio atender a rainha, levando consigo apenas a certeza de sua fé e a confiança de suas orações. Logo conseguiu curar a soberana.

 

CONVERSÃO DO REI MIRIAN

Enquanto ela se recuperava, seu marido, o rei Mirian, certo dia, saiu em comitiva para uma caçada. Mas o grupo acabou isolado no bosque devido a uma violentíssima tempestade.

A situação era crítica, com trovões e raios incendiando árvores, pedras rolando ao vento e atingindo pessoas. O pavor tomou conta de todos, clamaram por seus deuses, mas nada acontecia.

Lembrando-se da rainha, o rei decidiu rezar para o Deus de Cristiana.

Uma luz, então, foi vista saindo do céu, a tempestade cessou e todos puderam regressar sãos e salvos à Corte. Nesse instante, o rei sentiu a fé invadir seu coração.

Ao voltar, procurou a escrava Nina e lhe pediu que falasse tudo o que sabia sobre sua religião.

Acabou catequizado e convertido. Entretanto os reis Mirian e Nana não podiam ser batizados, pois na Corte não havia nenhum bispo.

Seguindo a orientação de Cristiana, o rei enviou esse pedido ao imperador Constantino.


A PRIMEIRA IGREJA DA GEÓRGIA E A CONVERSÃO DO POVO

Nesse meio tempo, mandou construir a primeira igreja cristã, de acordo com uma planta feita sob orientação de Nina, já liberta.

Quando chegou o primeiro bispo da Geórgia acompanhado de um grupo de sacerdotes missionários, encontraram o povo já abraçando a doutrina de santa Nina, como os fiéis a chamavam por força de sua piedade e prodígios de fé.

Com facilidade, converteram a nação inteira, a partir da grande solenidade do batismo do casal real.

Depois, junto com o bispo, o rei Mirian e a rainha Nana construíram o Mosteiro Samtavro, anexo àquela igreja, onde mais tarde foram sepultados.

Nele também viveu alguns anos santa Nina, que morreu no ano 330.

Venerada pelos fiéis como padroeira da Geórgia, suas relíquias estão guardadas na Catedral da Metiskreta, antiga capital do país.




Catedral da Metiskreta




Seu culto foi confirmado, sendo realizado, no Oriente, em 14 de janeiro, enquanto a Igreja de Roma a comemora no dia 15 de dezembro.




OUTRA VERSÃO DE UM SITE DA IGREJA ORTODOXA:

http://www.pravmir.com/article_488.html







Nascida na Capadócia no final do século terceiro, Santa Nina (ou Nino, a forma da Geórgia) foi a única filha de um general romano, Zabulon, e sua esposa, Susanna.

No lado do seu pai, ela foi relacionada a St. George, e sua mãe, ao Patriarca de Jerusalém.

INFÂNCIA

Quando Nina tinha doze anos, sua família viajou para Jerusalém, onde, com a bênção do Patriarca, seu pai tornou-se monge, sua mãe tornou-se um obreiro da igreja, e Nina se tornou a filha adotiva de Nianfora, uma piedosa mulher idosa.

Sob a tutela de sua mãe adotiva, Nina aprendeu rapidamente as regras de fé e piedade.

 

Aos quatorze anos,  Nina questionou seu mentor sobre a localização do manto de Cristo, Nina sentiu que essa relíquia tão importante não poderia ter sido perdida.

Nianfora disse a ela que foi na Península Ibérica (actual Geórgia), uma terra ainda não totalmente iluminada.

Quando os apóstolos tinham tirado a sorte para determinar quem iria pregar onde, a Theotokos ( Mãe de Deus)  tinha recebido o lote para a Iberia, mas ela não pode ir e estava certa de que alguém viria a iluminá-la.


O SONHO DE NINA


 Em um sonho, a Theotokos ( a Mãe de Deus) veio a Nina e lhe pediu para pregar o evangelho na Geórgia.

 A Mãe de Deus garantiu a Nina que ela iria protegê-la e como uma promessa, deixou uma cruz de videiras.

 

O patriarca, seu tio, ficou encantado com a notícia de sua visão. Ele avidamente lhe deu a sua bênção:

 

Quando chegou a época de sua partida, o patriarca levou Nina para a igreja e até o altar sagrado, e colocando as mãos sobre a cabeça, ele orou as seguintes palavras:

 

Senhor Deus, nosso Salvador! Quando eu deixar esta menina partir para pregar Tua Divindade, eu entrego em Tuas mãos a vida dela.

Condescende, ó Cristo Deus, para ser seu companheiro e Mestre em todos os lugares que ela proclame Boas Novas Tuas, e dê-lhe as palavras com tal força e sabedoria de que ninguém será capaz de opôr-se ou refutá-las.

E Tu, Santíssima Virgem Mãe de Deus, auxiliadora e intercessora para todos os cristãos, veste com a Tua força contra todos os inimigos visíveis e invisíveis, aquela moça que Tu tens escolhida para pregar o Evangelho de Vosso Filho e nosso Deus entre as nações pagãs .

Seja sempre para ela um escudo e uma proteção invencível, e não a prive do Teu favor, até que ela cumpra Tua santa vontade. 

Nina se juntou ao partido da princesa Ripsimia, que estava viajando para a Geórgia para escapar da perseguição de Diocleciano.

Todos com exceção de Nina, que foi abrigada em uma fenda, foram martirizados na Armênia, após Ripsimia se recusar a casar com o rei, Tiridat.



O PERGAMINHO DE SANTA CRISTIANA













Viveu como peregrina, pela graça de Deus e na generosidade de estranhos, uma vez que Nina ficou cansada.

Perguntou-se brevemente para onde estava indo, o que ela estava fazendo.

Ela caiu, exausta, dormindo e teve uma visão de um homem majestoso, que lhe entregou um pergaminho em grego, que ela leu ao acordar:

 

· Em verdade, vos digo que, onde quer que este evangelho será pregado em todo o mundo, ali estará também presente, que esta mulher fez, ser contada como uma memória sua. [Matt. 26:13]

 

· Não há nem judeu nem grego, não há escravo nem livre, nem homem nem mulher: todos vós sois um em Cristo Jesus. [Gal. 03:28]

 

· Então Jesus disse-lhes (as mulheres), não temais: ide dizer a meus irmãos que se dirijam à Galiléia, e lá me ver. [Matt. 28:10]

 

· Aquele que vos recebe de mim, e aquele que me recebe, recebe aquele que me enviou. [Matt. 10:40]

 

· Para que eu lhe darei boca e sabedoria, que todos os seus adversários não poderão resistir nem contradizer. [Lucas 21:15]

 

· E quando eles vos trarei à sinagogas, aos magistrados até, e poderes, que estais sem pensar como ou o que haveis de responder, ou pelo que haveis de dizer: para que o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizem. [Lucas 12:11-12]

 

· E não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma: temei antes aquele que é capaz de destruir a alma eo corpo no inferno. [Matt. 10:28]

 

· Ide, pois, e ensinai todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo: ensinando-os a observar tudo quanto vos tenho ordenado, e eis que estou convosco todos os dias , até o fim do mundo. [Matt. 28:19-20]






Fortalecida e tranquilizada, Nina continuou até que ela chegou na Geórgia, onde testemunhou a adoração dos deuses locais.

Orando para que os ídolos fossem destruídos, ela também assistiu a uma chuva torrencial que levou os ídolos no rio.

 

Nina se estabeleceu em Mtskheta, a capital, onde viveu em uma cabana perto do jardineiro real e sua esposa, Anastasia.

Nina ganhou uma reputação de santidade tanto por causa da sua piedade e suas diárias curas milagrosas.

Ela curou a Rainha Nana de uma doença que nenhum médico foi capaz de aliviar.

Rei Mirian foi convertido, quando ele foi salvo de uma tempestade semelhante a que havia destruído seus ídolos.


A VERSÃO SOBRE O MANTO DE CRISTO

Após a pregação e conversão de muitos judeus e pagãos, Nina aprendeu a história do manto de Cristo:

um judeu local, Elioz, obteve o manto do soldado, cujo lote tinha caído em suas mãos e tinha levado para casa à Geórgia.

Sua irmã, Sidonia, tinha apertado o manto ao peito e morreu. Ninguém poderia tirar o roupão dela, e tinha sido enterrada com ela.

Um cedro, agora parte do jardim real, foi dito ter crescido em seu túmulo.

Nina tinha dúvidas sobre a identificação da árvore em particular, mas ela sabia de suas visões que o solo era sagrado.


MORTE E VENERAÇÃO








Nina morreu no início do século IV, depois de ter visto o Cristianismo se espalhar por toda a Geórgia e que, através de suas pregações, converteu uma rainha vizinhos, Sophia de Kakhetian e seu reino.

 Nina foi sepultada, perto do lugar onde ela havia morrido, em Bodbi.

A igreja construída por seu túmulo foi dedicada a São Jorge e se tornou o Metropolitanate Bodbi.







Metropolitanate Bodbi




 Sua cruz foi enviada para a catedral de Mtskheta.

Durante as guerras entre os impérios bizantino e persa, a cruz foi levada para a Arménia e, eventualmente, a Moscou.

O czar Alexandre I devolveu à Geórgia, no início do século 19.



CRUZ DE SANTA NINA











Nenhum comentário:

Postar um comentário