sábado, 11 de dezembro de 2010

SANTA BÁRBARA - PROTETORA CONTRA OS RAIOS E TEMPESTADES, ADVOGADA DA BOA MORTE - 04 DE DEZEMBRO









SANTA BÁRBARA - PROTETORA CONTRA OS RAIOS E TEMPESTADES, DOS PRESIDIÁRIOS,  ADVOGADA DA BOA MORTE, DOS MINEIROS E DA ARTILHARIA



Santa Bárbara é comemorada na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa, que foi, alegadamente, uma virgem mártir no século terceiro.

 É considerada a protetora contra tempestades, raios e trovões.

Comemora-se no dia 4 de Dezembro de cada ano.

 

Santa Bárbara foi, segundo as tradições católicas, uma jovem nascida na cidade de Nicomédia (na região da Bitínia), atual Izmit, Turquia nas margens do Mar de Mármara, isto nos fins do século III da Era cristã.
 
Esta jovem era a filha única de um rico e nobre habitante desta cidade do Império Romano chamado Dióscoro.








Por ser filha única e com receio de deixar a filha no meio da sociedade corrupta daquele tempo, Dióscoro decidiu fechá-la numa torre.








 Santa Bárbara na sua solidão, tinha a mata virgem como quintal, e, segunda alegam as tradições, "questionava-se" se de fato, tudo aquilo era criação dos ídolos que aprendera a cultuar com seus tutores naquela torre.

















BARBARA EM SUA TORRE, LIA E QUESTIONAVA-SE SOBRE A VIDA












 Por ser muito bela e, acima de tudo, rica, não lhe faltavam pretendentes para casamentos, mas Bárbara não aceitava nenhum.

 

Desconcertado diante da cidade, Dióscoro estava convencido que as "desfeitas" da filha justificavam-se pelo fato dela ter ficado trancada muitos anos na torre.

Então, ele permitiu que ela fosse conhecer a cidade; durante essa visita ela teve contato com cristãos, que lhe contaram sobre os açegados ideais de Jesus sobre o mistério da união da Santíssima Trindade.










Pouco tempo depois, um padre vindo de Alexandria lhe deu o Batismo.











Em certa ocasião, segundo contam as tradições católicas, seu pai "decidiu construir uma casa de banho com duas janelas para Bárbara.

Todavia, dias mais tarde, ele viu-se obrigado a fazer uma longa viagem.

Enquanto Dióscoro viajava, sua filha ordenou a construção de uma terceira janela na torre, visto que a casa de banho ficaria na torre. Além disso, ela esculpira uma cruz sobre a fonte".


O seu pai Dióscoro, quando voltou, "reparou que a torre onde tinha trancado a filha tinha agora três janelas em vez das duas que ele mandara abrir.

Ao perguntar à filha o porquê das três janelas, ela explicou-lhe que isso era o símbolo da sua nova Fé.

Este facto deixou o pai furioso, pois ela se recusava a seguir a fé dos Deuses do Olimpo".







Sentença de Morte


"Debaixo de um impulso", como alegam as tradições, "e obedecendo à sua fé, o pai denunciou-a ao Prefeito Martiniano.

Este mandou-a torturar numa tentativa de a fazer mudar de idéias, fato que não aconteceu. Assim Marcius condenou-a à morte por degolação".

 

Durante sua tortura em praça pública, uma jovem cristã de nome Juliana denunciou os nomes dos carrascos, e imediatamente foi presa e entregue à morte juntamente com Bárbara.

 

Ambas foram, segundo alegam os católicos, levadas pelas ruas de Nicomédia por entre os gritos de raiva da multidão.














BARBARA TORTURADA










Bárbara, segundo alega-se, teve os "seios cortados, depois foi conduzida para fora da cidade onde o seu próprio pai a executou, degolando-a.










Quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão, um imenso trovão ribombou pelos ares fazendo tremer os céus.

Um relâmpago flamejou pelos ares e atravessando o céu fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro".







 
Não existem quaisquer confirmações de que a lenda de Bárbara seja verdadeira, exceto as fontes católicas.






Atribuições de Santa Bárbara









Depois deste acontecimento contado nesta lenda, Santa Bárbara passou a ser conhecida como "protectora contra os relâmpagos e tempestades" e é considerada a Padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos trabalham com fogo.









Oração de Santa Bárbara

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.






Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.




 OUTRA VERSÃO DA LENDA, a Padroeira dos Mineiros








No seu isolamento, Bárbara teria entrado em profunda meditação, acabando por se converter à fé cristã, então seriamente proibida no país e já motivadora de perseguições.

















 Na ausência do seu pai, Bárbara mandou abrir no seu balneário uma terceira janela para que assim, segundo ela, recebesse uma luz que representasse a Santíssima Trindade.













Também iluminada pela Santíssima Trindade teria desenhado uma cruz com o dedo, no mármore da balneário, que ali ficou profundamente gravada e que, conforme vários relatos, teve efeitos milagrosos para os que, mais tarde, a tocaram.

Além disso mandou destruir os ídolos pagãos que seu pai ali tinha.








Quando Dióscoro regressou da viagem, interrogou sua filha, que explicou o que tinha feito e informou seu pai que recusava qualquer casamento, pois já se tinha destinado a Jesus Cristo.

 Aquele, furioso, desembainhou a espada para a castigar, o que fez com que Bárbara fugisse e se ocultasse no interior de um rochedo que, segundo a lenda, se teria aberto para a esconder.





A padroeira dos Mineiros


 Numa versão da Idade Média, que situa a história lendária de Bárbara perto de Atenas, a jovem teria sido protegida por mineiros de Laurio que a esconderam na sua mina.
 








 
Denunciada por um pastor, Bárbara teria sido entregue ao seu pai que a levou a Marciano, máxima autoridade romana da cidade, acusando-a de professar o Cristianismo.
 





 
 Marciano quis perdoá-la, se Bárbara aceitasse os deuses de Roma, mas a jovem terminantemente recusou.






Por várias vezes açoitada cruelmente, Bárbara teria pedido sempre o auxílio a Deus, tendo Jesus aparecido assegurando-lhe que estaria sempre a seu lado, de modo que as crueldades dos tiranos nada pudessem contra ela.

Nesse momento, Bárbara ter-se-ia se sentido curada e teria dado muitas graças a Jesus, assegurando-lhe que o seguiria para sempre.
Não conseguindo demovê-la da sua fé em Jesus, Marciano, no cúmulo do furor, tê-la-á mandado decapitar.








Dióscoro, seu pai, que terá solicitado ser ele o executor, terá levado Bárbara ao alto de um monte onde esta se terá ajoelhado e pedido a Jesus que, na hora da sua iminente morte, a absolvesse de todos os seus pecados.










Levada pela sua bondade, teria pedido também que a mesma graça fosse concedida a todos os que, em situações de morte iminente, por seu intermédio implorassem a Extrema Unção.









 Tendo recebido de Jesus a garantia da satisfação destes pedidos, Bárbara teria sido decapitada pelo seu cruel pai.

Isto ter-se-ia passado no dia 4 de Dezembro, dia de futuro dedicado à Santa.













 Continua a lenda que, entretanto, o céu escurecera, se tornara tempestuoso e que, quando Dióscoro encetou o regresso do monte, um raio o fulminou, reduzindo-o a cinzas.








E assim, enquanto Bárbara teria subido ao Céu levada por anjos, Dióscoro teria descido ao Inferno para ser atormentado para sempre pelos demónios.

A veneração de Santa Bárbara por parte dos mineiros, ao ponto de a elegerem como Padroeira, poderia encontrar-se nessa sua história lendária.










Santa Bábara protetora na morte iminente
 












 
Para além de relações possíveis, que podem ser consideradas menores, do refúgio de Bárbara no interior da terra , quando primeiramente perseguida pelo pai, parece fora de dúvida que o motivo essencial da veneração se encontre na súplica, feita pela Santa a Jesus, para que, quando em situações de morte iminente, todos os que implorassem a Deus, por seu intermédio, a Extrema Unção, a obtivessem, ficando absolvidos de todos os seus pecados.
 


 
Tais situações de morte iminente tê-las-iam sempre os mineiros diante dos olhos quando no seu trabalho no subsolo.

Este também é o motivo pelo qual Santa Bárbara é também venerada, como Padroeira, por outras profissões (artilheiros, pirotécnicos, bombeiros, etc.);
 










 
outras profissões, relacionáveis com a torre, tanto quanto à respectiva construção (cabouqueiros, pedreiros, arquitectos) como quanto à respectiva utilização como prisão (presidiários, se tal se pode considerar uma profissão, e guardas de prisão), têm igualmente a Santa como Padroeira.
 



 
No mundo inteiro, Santa Bárbara mantém-se Padroeira dos mineiros.





Meu Bom Deus,
que nos ouvi como um Pai amoroso,
peço a ajuda das orações de vossa serva Santa Bárbarapara que sejamos livres das fortes tempestades
e da morte repentina.






Santa Bárbara bendita,
Que nos Céus estais escrita,
Com pena e água benta
Livrai-nos desta tormenta.







Salvé, Virgem gloriosa,
E Bárbara generosa,
Do Paraíso fresca Rosa,
Lírio da Castidade.









EIS UMA VIRGEM SÁBIA
E DO NÚMERO DAS PRUDENTES. ALELUIA.


NÓS VOS PEDIMOS, SENHOR,
QUE A BEM-AVENTURADA VIRGEM E MÁRTIR SANTA BÁBARA,
NOS ALCANCE O VOSSO PERDÃO,
ELA QUE SEMPRE VOS AGRADOU COM O MÉRITO DA SUA CASTIDADE
E COM O TESTEMUNHO DA SUA VIRTUDE.

POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
VOSSO FILHO,
NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.
AMÉM




RECEBEI, SENHOR,
AS ORAÇÕES E LOUVORES QUE VOS OFEREÇEMOS
NA FESTA DA VOSSA BEM-AVENTURADA VIRGEM E MÁRTIR SANTA BÁRBARA,
POR CUJA INTERCESSÃO ESPERAMOS SER PROTEGIDOS.
POR NOSSO SENHOR.




 


O HOMEM NÃO CASADO É SOLÍCITO PELAS COISAS DO SENHOR E PROCURA AGRADAR O SENHOR. DO MESMO MODO, A MULHER NÃO CASADA E A JOVEM SOLTEIRA TÊM ZELO PELAS COISAS DO SENHOR E PROCURAM SER SANTAS DE CORPO E ESPÍRITO.
I Cor 7, 32b. 34a






DAI AO VOSSO POVO
REGOZIJAR-SE NA FESTA DA SANTA VIRGEM E MÁRTIR  BÁRBARA;
QUE ELE POSSA ALEGRAR-SE COM A SUA INTERCESSÃO





O MAIS SUAVE DOS HINOS.
ENTOE O POVO DE DEUS,
POIS EIS QUE HOJE UMA VIRGEM
SUBIU À GLÓRIA DO CÉUS

NO EXÍLIO AINDA DA TERRA,
JÁ SE ENTREGAVA AO LOUVOR;
AGORA, JUNTA-SE AOS SANTOS
NOS MESMOS HINOS DE AMOR.










A FRÁGIL CARNE DOMANDO,
A ROSA ENTRE ESPINHOS FLORIU;
CALCANDO AS POMPAS DO MUNDO,
DO CRISTO OS PASSOS SEGUIU.

AS SUAS PRECES OUVINDO,
JESUS NOS DÊ SUA MÃO,
SEMPRE GUIAR NOSSOS PASSOS
PARA A CELESTE MANSÃO.







Pediu a Jesus que,
 na hora da sua morte,
 a absolvesse de todos os seus pecados
e que a mesma graça fosse dada a todos que pedissem sua intercessão.





NÃO MORREREI, MAS, AO CONTRÁRIO, VIVEREI
PARA CANTAR AS GRANDES OBRAS DO SENHOR!
SL 117, 17












FELIZES QUANDO A VÓS INSULÇTAREM, PERSEGUIREM E
CALÚNIAS PROFERINDO, DISSEREM TODO MAL CONTRA VÓS
POR MINHA CAUSA. ALEGRAI-VOS E EXULTAI,
POIS A VOSSA RECOMPENSA NO CÉU É MUITO GRANDE.
Mt 5, 11






SÃO JOÃO BATISTA, SANTA BÁRBARA E SAO MATEUS





SANTA BÁRBARA IMPUNHA O CIBÓRIO, SINAL DA EXTREMA UNÇÃO,
SOCORRO NA MORTE IMINENTE.
AOS PÉS SEU PAI CAÍDO FULMINADO PELO RAIO.





DEUS TODO-PODEROSO, QUE DESTES A SANTA BÁRBARA SUPERAR AS TORTUAS DO MATÍRIO.
CONCEDEI QUE, CELEBRANDO O DIA DO SEU TRIUNFO,
PASSEMOS INVICTOS POR ENTRE AS CILADAS DO INIMIGO,
GRAÇAS À VOSSA PROTEÇÃO.
POR NOSSO SENHOR.
AMÉM





É PRECIOSA AOS OLHOS DO SENHOR A MORTE DE SEUS SANTOS.
SL 115,15

ASSIM COMO CRISTO DEU SUA VIDA POR NÓS,
TAMBÉM NÓS DEVEMOS DAR A VIDA PELOS IRMÃOS
I Jo 3, 16


 





VINDE, ESPOSA DE CRISTO,
RECEBEI A COROA QUE O SENHOR VOS PREPAROU PARA A ETERNIDADE, POR SEU AMOR É QUE VÓS DERRAMSTES O VOSSO SANGUE.

SANTA BÁRBARA,
SERVA DE CRISTO, VIRGEM EMÁRTIR GLORIOSA,
ORAI POR NÓS E SEDE NOSSA PROTEÇÃO
E AUXÍLIO
COM VOSSA VALIOSA INTERCESSÃO.








SENHOR,
PELA INTERCESSÃO DE SANTA BARBARA, VOSSA VIRGEM E MÁRTIR,
ASSEGURE-NOS ETERNA PROTEÇÃO.






SANTA BÁRBARA, INTERCEDEI POR NÓS!











REZE AS ORAÇÕES DE SANTA BÁRBARA EM:
































 










 






Nenhum comentário:

Postar um comentário