segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - 26 DE SETEMBRO




Cosme e Damião eram irmãos, porém não se sabe exatamente se eles eram irmãos apenas na fé, biológicos ou gêmeos. 

Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina.



Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade.





 

Não aceitavam receber um centavo pelo serviço prestado.
Os irmãos aproveitavam também para divulgar a fé cristã entre aqueles que se recuperavam das doenças. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos.

Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.

 A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais.

Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. As perseguições do Imperador Diocleciano, porém, não demoraram a frear a ação benéfica destes “médicos do amor”. 








Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Foram forçados a negar sua fé.
Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Condenados à morte, resistiram milagrosamente a pedradas e flechadas. 



Em algumas versões sobre a vida de São cosme e Damião, também encontrei informações de que teriam sido amarrados e jogados de um precipício,para morrerem afogados num rio, no entanto, foram salvos miraculosamente por um anjo.

Em vista disso, o governador teria os condenado à morte pela fogueira, mas o fogo não os atingiu, conforme pintura de Fra angélico: 






Em seguida, foram decapitados

O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles.



Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores.






 







Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530.








Basílica de Cosme e Damião no Forum de Roma




Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data.  

Inúmeros milagres se deram na sepultura deles.





Interior da Basílica de S.Cosme e Damião em Roma



Os nomes de são Cosme e são Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados.

 Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina. 




 



Na festa, é costume distribuir balas e doces para as crianças, no Brasil, principalmente os devotos que alcançaram alguma graça e fizeram a promessa de realizar esse ato.





Aqui segue uma outra narração da Vida dos Santos Cosme e Damião

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e eram da cidade de Egea, nascidos de uma mãe religiosa chamada Theodora.

Eles aprenderam a arte da medicina e da , e receberam tanta graça de Deus que curavam todos os males e não só os dos homens, mas também curavam os animais. E faziam tudo por amor de Deus, sem obterem qualquer recompensa.






Damião aceita um presente e vai contra sua promessa ao irmão Cosme



Houve uma senhora que tinha gastado todas as suas mercadorias em medicamentos, e chegou a esses santos, e logo ficou curada de sua doença, e, em seguida, ela ofereceu um pequeno presente para São  Damião, mas ele não quis recebê-lo.

Ela implorou  que ele o recebesse, não por cobiça do presente, mas por consideração a ela que ofereceu, e que ele não seria visto com desprezo pelo nome de Nosso Senhor, já que tinha prometido nada receber em troca de uma cura.







Quando São Cosme soube disso, ordenou que seu corpo não fosse enterrado ao lado do seu irmão após a sua morte. 

Na noite seguinte, o Senhor apareceu a São Cosme e disse que desculpava seu irmão, Damião e que ele deveria fazer o mesmo.

 

Martírio dos Santos Cosme e Damião

Quando Lísias, o procônsul da cidade, ouviu falar da fama de dois cristãos curadores, ele fez que os santos fossem chamados a comparecer diante dele, e vendo que eram estrangeiros, pediu para saber seus nome e o país de origem.





 Então, os santos mártires disseram:

"Nossos nomes são Cosme e Damião, e nós temos três outros irmãos que são chamados Antimas, Leôncio, e Euprepius.
Nosso país é a Saudita, mas os cristãos não têm lar neste mundo."

Então o procônsul ordenou que eles deveriam trazer os seus irmãos, e que todos juntos deveriam fazer sacrifícios aos ídolos, em sinal de submissão às leis do reino.

E quando eles disseram que de nenhum modo fariam  sacrifícios aos deuses, e ainda mais desprezaram os ídolos, ordenou que eles deveriam ser atormentados e feridas nas mãos e nos pés.

E quando eles passaram por todos esses tormentos como se não fossem nada, o procônsul ordenou para serem amarrados com uma corrente e atirados ao mar, no entanto assim que caíram no mar, foram, sem demora, libertados pelo anjo do Senhor.




 E saindo do mar, logo compareceram, novamente, diante do procônsul, para falarem das maravilhas de Deus.

E quando o procônsul os viu, ele disse:

"Vós superais nossos grandes deuses por vossos encantamentos; desprezais a tormenta e fazeis o mar sereno. Ensinai-me vossa feitiçaria, e em nome do deus Adrian, vou segui-los."




 


E logo que ele disse isso, dois diabos vieram e começaram espancar-lhe no rosto. Então, ele disse, chorando: 

"Ó homens de bem, peço-vos que rogueis por mim, a Nosso Senhor."

E em seguida, os Santos oraram por ele e logo os demônios partiram.



Após esse fato, o juiz disse:  

"Como podeis ver os deuses se indiganram contra mim, porque eu pensei em os abandonar, e poupar suas vidas, porém não devo mais blasfemar contra meus deuses."


E então ele ordenou que fossem lançados em um grande incêndio, junto com seus outros irmãos, mas as chamas logo saltaram para longe deles e mataram muitos dos que ali estavam.






E eles, Cosme e Damião, foram mandados para a roda de despedaçamento, amarrados e esticados, mas foram mantidos imunes pelo anjo do Senhor.

E os torturadores que já tinham atormentado muitos homens, ficaram surpresos por vê-los sem qualquer ferimento ou dor, dessa forma foram levados diante do procônsul. 


Então o procônsul mandou trazer os seus outros três irmãos  para serem colocados na prisão, e fez que Cosme e Damião fossem crucificados para serem apedrejados pelo povo, mas as pedras voltavam para aqueles que jogavam, magoando e ferindo muitos.

Em seguida, o juiz, alimentado de ódio, colocou os três irmãos para sustentar a cruz, e ordenou que quatro cavaleiros atirassem setas em Cosme e Damião, mas as flechas voltavam e feriam muitos, e nenhum dano causaram aos mártires.





E quando o juiz viu que ele estava sendo humilhado em seu poder dainte de tudo isso, ficou muito angustiado, e mandou decapitar todos os cinco irmãos juntos.








Enterrados  juntos com seus irmãos



Os cristãos então, recolheram os corpos para que fossem enterrados, mas lembraram-se da palavra de São Cosme que tinha dito que seu irmão não deveria ser enterrado com ele.

 E enquanto eles pensavam  nisso, veio uma voz que gritou e disse:

"Podem enterrá-los todos juntos, em um só lugar, pois são todos da mesma substância.





E sofreram a morte sob o império de Diocleciano por volta do ano de nosso Senhor de 287.


 

 Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu, PE.
 É a primeira Igreja Católica construída no Brasil.





ALGUNS RELICÁRIOS DE SÃO COSME E DAMIÃO:

Relicário da Igreja de São Miguel, em Munique, Alemanha.





Relícário de um Monastério em sopocani.





Relicário pertencente a um Monastério em Kosovo




Milagres de São Cosme e Damião


S. Cosme e S. Damião à direita da Virgem Maria, junto com outros santos.


O Lavrador e a Serpente



 Depois de trabalhar na colheita de seu milho, um lavrador que dormia com a boca aberta no campo, foi surpreendido por uma serpente que entrou por sua boca em seu corpo.

Então, ele acordou e não sentiu nada, e depois retornou para sua casa.
 No mesmo dia, começou a ser atormentado e chorou copiosamente, e clamou pela ajuda dos Santos de Deus, Cosme e Damião, e quando a dor e a angústia aumentaram correu para a igreja dos santos, e de repente caiu no sono.

Em seguida, a serpente saiu da sua boca, do mesmo modo como tinha entrado.



S. Cosme e Damião e S. Lourenço no meio.
Abaixo estão os devotos em prece.




A mulher agredida pelo Diabo



Havia um homem que precisava fazer uma longa viagem, e recomendou sua esposa a Cosme e Damião, e deixou um sinal secreto com ela que, se ele mandasse por alguém para ela esse mesmo sinal, é por que ela deveria vir ter com ele.

E o diabo, sabia muito bem o símbolo secreto, e transfigurou-se na forma de um homem, e trouxe para a mulher o sinal de seu marido e disse:
"Teu marido me enviou até esta cidade para te levar a ele."


Ela ainda tinha dúvidas em ir com ele, e disse:

"Eu sei bem o motivo, mas porque ele me deixou proteção dos santos Cosme e Damião, jura-me sobre altar deles que tu vais me levar até ele de verdade. Assim, certamente, eu irei contigo."

E jurou, como ela havia dito. Então, ela o seguiu.
E quando ela chegou em um local deserto o diabo queria jogá-la para baixo fora de seu cavalo para  matá-la violentamente.

E quando ela sentiu isso, ela clamou a Deus e aos santos Cosme e Damião para a ajudar.
E  logo estes santos estavam lá, com uma grande multidão vestida de branco, e a libertaram, expulsando o diabo, fazendo-o desaparecer. 

E disseram-lhe: "Nós somos Cosme e Damião, em cujo juramento tu acreditaste, por isso, viemos em tua ajuda."
O homem com cancro na coxa da perna 





Felix, o oitavo papa após São Gregório, mandou fazer uma igreja em Roma aos nobres Santos Cosme e Damião, e havia um homem, que servia devotamente aos santos mártires naquela igreja, que foi acometido por um câncer que consumiu todas as suas coxas.

E enquanto ele dormia, os santos mártires Cosme e Damião, apareceram ao seu servo devoto, trazendo com eles um instrumento e uma pomada e ele ouviu um Santo dizendo ao outro:

"Onde conseguiremos carne para preencher o lugar vazio após cortarmos  a carne podre?"



Então, o outro disse:

"Não é um etíope que este dia é enterrado no adro da igreja de São Pedro ad Vincula,e que ainda está fresco;
vamos até lá e levar esse pedaço e trazer a carne morta para encher este lugar  vazio."



E assim, pegaram a coxa do doente e colocaram no morto e a do morto, que estava saudável colocaram no doente. 




E quando o doente acordou, não sentia dor.
Ele estendeu a mão e sentiu a perna, sem dor,  então tomou uma vela, e viu bem que não era sua coxa, mas que era outra.

E quando viu que estava muito bem, saltou de sua cama cheio de alegria, e contou a todo o povo como o que lhe tinha acontecido e como tinha ouvido os santos em sonho e assim tinha sido por eles curado.

E foram às pressas para o túmulo do homem morto, e encontraram a coxa dele cortada, emendada em outra, doentia e apodrecida,( a do vivo).



Então vamos rezar a esses Santos Mártires para que também sejam nosso socorro e ajuda em todas as nossas necessidades e que por seus méritos, após esta vida possamos chegar à bem-aventurança eterna no céu. Amém.

MAIS MILAGRES E GRAÇAS ALCANÇADAS EM:

http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2012/09/milagres-de-sao-cosme-e-sao-damiao.html

 








ORAÇÃO

“São Cosme e São Damião! Por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes. Abençoai aos médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo.

Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranqüila.

Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com freqüência estas palavras de Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus”.

São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos, farmacêuticos e enfermeiros!

Sincretismo

Semelhanças com a Mitologia Grega



Na grécia, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.



Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.



Relação com as religiões afro-brasileiras



O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. Segundo alguns, nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".



Essas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.

Lembrando que essa festa se deve ao Sincretismo brasileiro, época em que os escravos não pudiam cultuar seus orixás e fingiam cultuar os Santos católicos. 

Assim, é importante afirmar que Cosme e Damião não são orixás, erês ou Ibejis. Eles são mártires da fé cristã católica.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO EM:

http://rezairezairezai.blogspot.com.br/2012/09/sao-cosme-e-sao-damiao-nao-sao-os.html






Fazei , Senhor onipotente, com que,
 venerando o natalício dos Bem-aventurados Cosme e Damião, sejamos livres por sua intercessão de todos os males eminentes.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém





" Exultai, Ó Justos, no Senhor,
 aos retos fica bem glorificá-lo."
Sl 32,1




Que os Santos Cosme e Damião, 
intercedam por nós!






 Protejam o vosso povo, vo-lo rogamos, Senhor, 
as orações dos vossos Santos  Mártires
Cosme e Damião.





 Procissão de Cosme e Damião em Palermo, Itália.





 Ao lembrar Cosme e Damião "a luz deles resplandece diante dos homens, e vendo suas boas obras,  glorificamos ao nosso Pai, que está nos céus "(Mt 5,16).




 Devemos imitar os Santos Cosme e Damião "pois  pela fé e paciência herdaram as promessas "(Hb 6,12) e diante do Pai (Apo 7,15) apresentam nossas orações (Ap 5,8), intercedendo por nós unindo suas orações (1 Tim 2,1) ao único Mediador de nossa Salvação Jesus Cristo (I Tim 2,5).


 








 
Além de testemunharem com boas obras a fé em Cristo, aceitaram ser barbaramente torturados por negarem-se a adorar os deuses pagãos e foram condenados à morte, recebendo a coroa do martírio, pois "Bem-aventurados são os injuriados e perseguidos por causa de Cristo, porque é grande o prêmio deles nos céus; porque assim perseguiram aos profetas" (Mt 5, 11-12).





  


São Cosme e São Damião "foram odiados por causa do nome de Jesus, mas  perseveraram até o fim, e foram salvos" (Mt 10, 22) e "não temeram os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temeram antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" (Mt 10, 28). 




 




Cercados "com tal nuvem de testemunhas ao nosso redor, que são nossos Santos, e entre eles Cosme e Damião, devemos  rejeitar todo pecado que nos envolve, e correr com perseverança para o céu ” (Hb 12,1). 







 Pois a escritura nos diz que:
 " Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão." (João 8:39)

Do mesmo modo, se somos devotos de São Cosme e São Damião, devemos nos esforçar por fazer as obras que eles fizeram, amando a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a nós mesmos.









Se os vivos podem interceder por nós (1 Tim 2,1) , os mortos em Cristo, justificados por sua graça e que testemunharam a fé no Senhor (Apo 6, 9-11) , continuam a orar por nós na outra vida diante de Deus (Apo 7,15), pois " Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos porque todos vivem para Ele” (Lc 20, 37-38).





 
Fontes:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-de-sao-cosme-e-damiao-2.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário