quinta-feira, 11 de maio de 2017

SÃO PANCRÁCIO - PATRONO DOS DESEMPREGADOS, CONTRA CÃIBRAS, PROBLEMAS NOS PULMÕES - 12 DE MAIO


Related image





Ap 3, 21
"Ao vencedor fá-lo-ei sentar-se comigo no meu trono, como
Eu também fui vencedor e Me sentei com meu Pai no seu
trono."

Pancrácio de Roma (Em latim, Pancratius; em grego: Άγιος Παγκράτιος, em italiano: San Pancrazio) nasceu por volta do ano 289-290, em Roma, numa nobre família frígia e morreu em 12 de maio de 304, com cerca de 14 anos de idade. Pancrácio significa "aquele que tudo vence".

Convertido ao cristianismo, tornou-se um mártir ao ser decapitado na via Aurélia por conta de sua fé, durante a perseguição de Diocleciano.


Image result for heilige  PANCRATIUS  saint pancras miracles



1 Jo 5, 3-5:
"O amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos.
E os seus mandamentos não são pesados, porque todo aquele
que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence
o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo, senão
aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus?"

Pancrácio era filho de pais cristãos, nobres, ricos e amigos do imperador Diocleciano. Órfão ainda muito novo, foi morar com um tio chamado Dionísio. 

Com o seu apoio conseguiu estudar em Roma, indo morar na mesma casa onde fazia retiro o Papa Marcelino. Nos primeiros anos da perseguição, Pancrácio, então com 14 anos de idade, e seu tio Dionísio foram denunciados e levados a júri. O tio foi imediatamente morto mas Pancrácio ainda mereceu uma certa consideração do imperador, pois era jovem e filho de alguém que havia sido seu amigo.



Detalhe Real 2 B VII f.  249v

Detalhe de St Pancras (São Pancrácio) e do imperador Diocleciano, do Queen Mary Psalter, Inglaterra (Westminster ou East Anglia?), C. 1310-1320,   Royal MS 2 B VII , f. 249v

 A principal fonte de sua vida é um breve relato latino de seu martírio.
De acordo com este relato, Diocleciano ficou impressionado com Pancras, dizendo-lhe: 

"Meu querido rapaz, tome meu conselho e salve-se e desista dessa loucura e eu vou tratá-lo como meu próprio filho."

 Mas, mesmo depois de uma longa discussão para dissuadir Ele do cristianismo, Pancras permaneceu fiel à sua fé. 





Image result for santi Maurizio, Costanzo, Ponzio, Magno,






 Diocleciano tentou envolver Pancrácio com promessas, astúcias e, finalmente, ameaças. Nada deu resultado. Como o adolescente respondia a tudo afirmando que não temia a morte, pois isso o conduziria a Deus, o imperador perdeu a paciência e mandou torturá-lo e depois decapitá-lo no dia 12 de maio de 304.



Detalhe Royal 2 B VII f 250
Detalhe do martírio de St Pancras (São Pancrácio) , de Royal MS 2 B VII , f. 250r




Naquela época o martírio em geral consistia em esmagar os ossos do braço, joelhos e dos pés em enormes prensas de madeira e como ele não renegasse a sua fé foi finalmente decapitado.

O culto a São Pancrácio foi muito importante, mesmo durante o seu martírio visto que vários dos espectadores se converteram ao ver o sofrimento, a coragem e a fé do santo.



Image result for saint pancratius MARTYRDOM

Sab 3, 1-2a.3b:
"As almas dos justos estão na mão de Deus e nenhum tormento
os atingirá. Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido;
mas eles estão em paz."



No local do seu túmulo, no cemitério de Ottavilla, o Papa Símaco mandou erguer no século VI uma igreja em sua homenagem, ainda existente. 

Image result for SAINT PANCRAS BASILICA OF ROME

Altar sob o túmulo de São Pancrácio



Há numerosas igrejas em louvor a São Pancrácio em Itália, França, Inglaterra e Espanha, onde o seu culto mais se difundiu. A ele foram ainda dedicados um mosteiro em Roma, fundado por São Gregório Magno e um em Londres fundado por Santo Agostinho de Cantuária.

É o padroeiro dos enfermos, na Itália; padroeiro dos trabalhadores, na Espanha e padroeiro da Juventude da Ação Católica, na América Latina. 




Sua tumba se converteu em um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão e o local se tornou um santuário. Por esse motivo o Papa Símaco mandou erigir uma igreja no local nos princípios do século VI. 



Relicário de São Pancrácio em sua Basílica em Roma.





 Por volta de 590C Gregório, o arcebispo de Tours, na França, afirmou que qualquer um que fizesse um juramento falso no túmulo do santo seria apreendido por um demônio ou iria desmoronar e morrer. Conseqüentemente, um juramento nas relíquias de São Pancras foi pensado tão poderoso que poderia ser sustentado no tribunal como prova do testemunho de uma testemunha. 



Mas tarde outro pontífice, o Papa Honório I construiu entre os anos de 625 a 638 uma nova igreja em sua honra, visto que a anterior estava em ruínas e mandou gravar a seguinte inscrição no sepulcro:

" Pelos méritos insignes e singulares do bem-aventurado Pancrácio eu, Bispo Honório, servo do Senhor, para o bem do povo de Deus, ordeno derrubar o velho edifício que armazenava as ruínas e não continha os restos do santo devido aos descuidos dos antigos, e mando construir de nova planta outra igreja e dentro do altar adornado com mármores preciosos, coloco suas relíquias que antes estavam no exterior da parede do templo".

Um dos santos mais queridos na Europa e todos os seus devotos tem uma imagem deste santo em sua casa, loja e carteira. Diz a tradição que na loja e/ou em casa se o dedo da imagem de São Pancrácio apontar para dentro trará sorte para sua loja e sua casa.
Em algumas localidades e países, é o padroeiro do trabalho (junto com São José) e da saúde, das crianças (porque foi martirizado com 14 nos), contra falsas testemunhas, dor de cabeça.



Related image

Em alguns países é o padroeiro das crianças e dos iniciantes da Primeira Comunhão.



Na iconografia medieval, Pancras foi retratado como um jovem soldado, Devido à sua associação com os santos soldados emparelhados Nereus e Achilleus.  Em meados do século XIX, bordados piedosos pôs o martírio de Pancras na arena entre os animais selvagens, onde a pantera se abstém de atacá-lo e matá-lo até que o mártir dê permissão à besta.


O calendário tridentino teve no dia 12 de maio uma festa comum (semidouble rank) de Nereus, Achilleus e  Pancras (ou São Pancrácio). 


Image result for santi Maurizio, Costanzo, Ponzio, Magno,


O nome de Domitilla foi adicionado em 1595.  A celebração conjunta de Nereus, Achilleus, Domitilla e Pancras continuou com essa classificação (veja o Calendário Romano Geral de 1954 ) até a revisão de 1960, quando foi reclassificada como uma terceira classe Festa (veja o Calendário Romano Geral de 1960 ).

No presente Calendário Geral Romano , revisto em 1969, os santos Nereus e Achilleus (juntos) e São Pancras têm comemorações distintas (memoriais opcionais) em 12 de maio. São Domitila não está incluída no calendário revisto, porque as honras litúrgicas uma vez pagas a ela "não têm base na tradição". 



Related image





Oração a São Pancrácio: 
"Glorioso São Pancrácio alcançai-me de Deus o trabalho honrado e suficiente para as minhas necessidades nessa vida temporal e peço ainda saúde e força para cumprir com o meu trabalho e através de ti confio que alcançarei a glória eterna. Amem".
Temos também a novena a São Pancrácio.


Image result for heilige  PANCRATIUS  saint pancras miracles


Protetor dos desempregados

Oração a São Pancrácio:

“Glorioso São Pancrácio que foste martirizado por ser crente e por tua fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, que em teu coração sentiste alegria quando até o ultimo momento de tua vida pudeste ser leal ao amor pelo Senhor, 
Oh Santo Bem-aventurado! Faça com que como vós, possamos permanecer sempre fieis a nossa fé. 

Bendito Santo dos afligidos na pobreza e na falta de trabalho, confiando em sua eficaz intercessão chegamos a vós para apresentar ao Senhor nossas humildes súplicas:

(Faça aqui o seu pedido e continue a oração a São Pancrácio).

Rogamos,  que nossas necessidades sejam levadas a Ele para que sejam atendidas urgentemente, também solicitamos sua proteção, porque sabemos que Deus sente prazer em atender a petição dos seus devotos se elas forem boas para nossas almas e maior gloria sua.

Cândido São Pancrácio, socorrei-nos com sua caridade infinita e alcançai-nos a alegria do amor, cada dia mais ao nosso Criador e Redentor Jesus Cristo, a quem, com vossa mediação,  esperamos ver e adorar sempre na alegre Pátria Celestial. Amém
Repetir esta oração durante três dias consecutivos.



Related image


Oração a São Pancrácio 

“ Ó Deus, que destes a São Pancrácio a coragem e a graça
de testemunhar na flor da sua juventude, não com palavras mas com o sangue, a fidelidade a Cristo e à Igreja, concedei-nos, em particular 
a todos os jovens, expressar com a vida a fé recebida no Batismo.
Protegei de todo o perigo a nossa Comunidade,que no jovem Mártir Pancrácio
venera seu padroeiro,e abençoai o nosso trabalho e compromisso
na construção do Teu Reino de justiça e de paz. Amém. ”

Rezar : Um Pai Nosso, Uma Ave-Maria e Glória ao Pai. 


Image result for saint pancras the patron of children






Algumas intervenções milagrosas atribuídas a São Pancrácio:


I) Em 1300, sob o pontificado do Papa Clemente V, ocorreu um incêndio na Basílica de São João de Latrão. A cabeça de São Pancrácio, que foi armazenada no seu interior, permaneceu intacta. Não só isso, mas por três dias e três noites exalava sangue e chorou lágrimas (como mostrado por um manuscrito histórico da paróquia).

II) Outro milagre singular está relacionado com o Santuário de Pianezza , em Turim. Em 12 de maio de 1450, o agricultor Antonio Casella, enquanto cortava feno, acidentalmente cortou a perna de sua mulher que lhe trazia o jantar. Naquele momento, apareceu-lhes que São Pancrácio "confortando os pobres aflitos, prometeu curar a perna dela e que em agradecimento deveriam erguer ali uma capela".







Image result for san pancrazio


Um dos milagres de São Pancrácio: Ele apareceu miraculosamente e curou a perna da mulher de um agricultor que lhe ergueram uma igreja em agradecimento.



III) São Gregório de Tours relata que  havia uma briga entre dois homens. Então, para resolver a questão se propuseram fazer um juramento sobre o túmulo de São Pancrácio para ver quem dizia a verdade. A mão do infrator estendida sobre a sepultura- por ter cometido perjúrio - secou instantaneamente , depois morreu (fonte: Andrea P. de Pianezza Santuário Outra fonte: Rev.do carmelita Edmund P. Fusciardi, criador do mesmo um pequeno museu. antes da sacristia na Basílica).




OUTRO SÃO PANCRÁCIO: O ADULTO DA LEGIÃO TEBANA 


São Pancrácio por Guercino, ca. 1616.



Encontrei várias imagens de São Pancrácio com armadura, vestido como soldado. 
Em alguns sites, encontrei a explicação de que apesar de São pancrácio não ter sido um soldado de fato, ele lutou pela fé em Cristo, o que o faz um soldado na fé.

Essa explicação não me convenceu, pois alguns afirmam que suas relíquias estão espalhadas por várias igrejas, a cabeça teria ficado em sua basílica, em Roma.


Image detail for -Dr. Paul Koudounaris’ “Empire of Death” at La Luz de Jesus, Los ...:


No entanto, encontrei uma imagem de São Pancrácio bem intrigante, expondo suas relíquias (entre elas, a  cabeça) num corpo de soldado.


Image result for heilige  PANCRATIUS  saint pancras miracles




 Alguns sites afirmam que existe mais de um São Pancrácio, um menino e um adulto. 



Image result for saint pancratius



O adulto teria sido um soldado da legião tebana, martirizado junto com outros Santos: Maurizio, Candido, Essuperio, Vittore e companheiros. Achei essa explicação mais convincente.


Image result for santi Maurizio, Costanzo, Ponzio, Magno,




FONTES:
http://www.newliturgicalmovement.org/2016/05/the-feast-of-st-pancratius.html#.WQvTeeXyvIU
http://londinoupolis.blogspot.com.br/2013/03/st-pancras-old-church.html
http://blogs.bl.uk/digitisedmanuscripts/2016/05/st-pancras-london.html
http://emdefesadasantafe.blogspot.com.br/2011/05/12-de-maio-sao-pancracio-martir.html
http://oracaodasorte.blogspot.com.br/2015/02/oracao-de-dinheiro-e-trabalho-sao.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Pancras_of_Rome
https://www.sanpancrazio.org/monumenti/catacombe/visita-catacombe
http://www.santiebeati.it/dettaglio/27200

Nenhum comentário:

Postar um comentário