terça-feira, 7 de junho de 2011

SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT OU MARCELLIN CHAMPAGNAT- 06 DE JUNHO






Marcellin Champagnat, aportuguesado para Marcelino Champagnat (20 de maio de 1789, Marlhes - 6 de junho de 1840, Notre Dame de l'Hermitage) foi um presbítero da Sociedade de Maria, fundador do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria e das Escolas Irmãos Maristas. Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 1999.

Índice

1 Biografia

2 Canonização

3 Cronologia

4 Outra narrativa

 Biografia

Marcelino Champagnat nasceu na França em 20 de Maio de 1789, na aldeia de Marlhes, perto de Lyon,na França.

Neste período estava anunciando a Revolução Francesa.

Sua mãe (Maria Chirat) e sua tia, que foi expulsa de um convento, que criaram essa devoção religiosa no menino, principalmente à Maria, mãe de Jesus.

Seu pai, João Batista, era agricultor, tinha grau de estudo avançado para época e passou para o filho qualidades como, honestidade, perseverança, lealdade e verdade.

Conhece João Cláudio Colin (futuro fundador dos Padres Maristas) no Seminário Maior.




Em meados de 1817 realiza trabalhos como: dar assistência às crianças carentes, acompanhamento da vida cristã de diversas famílias e visitação aos doentes.




 
Chega em La Valla em junho de 1816 e em 2 de janeiro de 1817, aos seus 27 anos, reúne seus dois primeiros discípulos formando os irmãos Maristas.

Ele forma seus irmãos com o intuito de catequizar os jovens e criar neles o espírito cristão, tendo por base as lições mariais.

Funda sua primeira casa, que logo se torna pequena pela quantidade de gente necessitando de ajuda, passa por inúmeras dificuldades, a principal delas a incompreensão do clero em relação aos seus projetos catequistas, mesmo assim continua abrigando e catequizando crianças devido a intensa procura da população rural.

Eles fundam uma nova casa, com capacidade para um maior número de pessoas tendo o nome de: "Nossa Senhora de l'Hermitage".

"Tornar Jesus Cristo conhecido e amado" é a missão dos Irmãos, e eles realizam essa missão através das escolas e instituições sociais.























A doença toma conta de seu corpo e mente e seu cansativo trabalho piora sua situação, falece aos 51 anos de idade, a 6 de junho de 1840.

Canonização
































Sua Santidade o papa João Paulo II canonizou Marcelino Champagnat no dia 18 de abril de 1999, na praça São Pedro no Vaticano, reconhecendo-o como santo da Igreja Católica, mesmo que, para alguns, ele não possui-se  nenhuma das características necessárias para ter se tornado santo.



Cronologia

1789 – 20 de maio: nascimento de Marcelino Champagnat.

1792 – supressão das Ordens Religiosas, entre elas a dos Irmãos das Escolas Cristãs.

1799 – Inicia na escola fundamental, mas com resultados negativos.

1804 – Descobre a vocação para sacerdote.

1805 – Ingressa no Seminário Menor de Verrières (França).

1813 – Ingressa no Seminário Maior de Lyon (França).



1814 – Festa da Epifania: recebe a tonsura, as ordens menores e o subdiaconado.

1815 – 23 de junho: é ordenado diácono pelo bispo de Grenoble (França), juntamente com João Claúdio Colin e João Maria Vianney.









1816 – 22 de julho: é ordenado sacerdote. No dia seguinte 12 seminaristas prometem à Nossa Senhora de Fourvière de criar a Sociedade de Maria.









1817 – 2 de janeiro: instala os dois primeiros postulantes maristas numa casa de La Valla, França.

1818 – Fundação da casa de Marlhes, França.

1821 – Depois das festas da Páscoa, o Vigário Geral recrimina Marcelino pela fundação de congregação dedicada à educação.

1824 – 13 de maio: bênção da pedra fundamental para a construção do Eremitério.

1825 – Os Irmãos Maristas de Marcelino instalam-se no Eremitério, esgotado pelas visitas às escolas fica doente.

1831 – 18 de abril: ordem real que regulamenta as condições de ensino para os religiosos.

1832 – 16 de outubro: entrada de Pedro Aleixo Labrosse que será o segundo Superior Geral do Instituto.

1833 – Marcelino conta com 82 Irmãos que ensinam em 19 escolas para 2000 alunos. 22 postulantes recebem o hábito religioso.

1836 – Reconhecimento oficial pela Santa Sé dos Padres maristas. O Padre João Colin é nomeado Superior Geral. Marcelino Champagnat é nomeado Superior do Instituto dos Irmãos. No dia 24 de dezembro, os primeiros missionários maristas partem para a Oceania.

1839 – Devido a doença e fraqueza física, é eleito o Irmão Francisco Rivat como sucessor de Marcelino Champagnat no Superior do Instituto dos Irmãos.

1840 – 6 de junho: Marcelino morre no Erimitério.

1999 – canonização pelo Papa João Paulo II
























Irmãos maristas
 em frente à estátua de São Marcelino






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário