sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SANTO AFONSO DE PALMA OU SANTO AFONSO RODRIGUEZ - 31 DE OUTUBRO







Ele nasceu em Segóvia, Espanha, em 1531, filho de um comerciante de lã piedoso.

Ele recebeu a boa influência dos jesuítas primeiro os que vieram para a Espanha, em particular Beato Pedro Fabro, que viveu por um tempo com sua família e, posteriormente, a de São Francisco de Villanueva.

 Após a morte de seu pai Alfonso assumiu os negócios da família.

No entanto, devido à sua falta de aptidão, a empresa entrou em falência.

Na mesma época, ele perdeu sua esposa e três filhos, assim como sua mãe.








“Ele disse depois: "Eu vi a majestade de Deus.  Eu reconheci a maldade da minha vida.  Eu não estava preocupado com Deus e, nesse estado, eu estava à beira da minha perdição eterna.

Eu vi a grandeza sublime de Deus do pó da minha miséria.  Imaginei-me como um segundo David, e o Miserere foi a expressão do meu estado de alma ".

Aos 40 anos, entrou na Companhia de Jesus como irmão leigo, e depois de um noviciado de seis meses, ele foi enviado para o Colégio dos Jesuítas de Monte Sião, na ilha de Palma de Maiorca para ser o porteiro no convento adjacente.








Ele foi o porteiro de lá por 45 anos. Seu comportamento santo levou  várias pessoas a começarem a pedir seus conselhos espirituais.

 Santo Afonso tinha um dom especial para uma conversa espiritual. 

 Seus superiores afirmaram que nenhum tratado espiritual produzia tanta bondade espiritual quanto o contato com esse irmão porteiro.

 Ele sempre respondeu a todos os pedidos em sua vasta correspondência. 

 Sua fama se espalhou e se tornou conhecido como o Médico de Maiorca.
Dada as dificuldades espirituais enormes e múltiplas que ele experimentou em sua própria vida, ele aprendeu a ciência espiritual.

"Graças à bondade de Deus", disse ele, "na medida em que adquiri consciência da minha própria debilidade, senti a grandeza do Senhor."

Durante três dias antes de sua morte, depois de sua última comunhão, Santo Afonso permaneceu em êxtase. 

 "Que felicidade!", Exclamou uma testemunha ocular.

Foi apenas um fragmento de sua alegria interna.

Testemunhas decidiram chamar  um pintor para desenhar um retrato fiel dele.


Tinha como regra: "Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a vontade divina".









Este "Santo", com sua "espiritualidade", alegadamente ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver. Quanto ao futuro apostolado na Colômbia.

 Ele morreu em 31 de outubro de 1617.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário